Um artigo da investigadora Neusi Aparecida Navas Berbel, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Docente do Departamento de Educação – CECA da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Área de Didática.
Para refletir e inspirar. O desenvolvimento do projecto Edu-living & Edu-leaving de forma contínua, sustentável e significativa impõe-se. Clicar aqui para aceder ao artigo. Apresenta-se seguidamente o Resumo para aguçar a leitura do texto completo :
«Com este artigo, registra-se uma reflexão respaldada na literatura, tomando como interface estudos voltados
para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias
ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção. O objetivo maior da elaboração do texto é o de, ao
identificar pontos de convergência entre essas duas linhas de estudos, compartilhá-los com educadores e
seus formadores, provocando uma reflexão crítica e possíveis experimentos, no sentido de ampliar registos
e discussões com vistas à qualidade do ensino. São exemplificadas alternativas metodológicas com suas
características essenciais, com ênfase na metodologia da problematização com o arco de Maguerez, pelo
potencial de levar alunos a aprendizagens para a autonomia, assim como estudos que a utilizaram.»
para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias
ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção. O objetivo maior da elaboração do texto é o de, ao
identificar pontos de convergência entre essas duas linhas de estudos, compartilhá-los com educadores e
seus formadores, provocando uma reflexão crítica e possíveis experimentos, no sentido de ampliar registos
e discussões com vistas à qualidade do ensino. São exemplificadas alternativas metodológicas com suas
características essenciais, com ênfase na metodologia da problematização com o arco de Maguerez, pelo
potencial de levar alunos a aprendizagens para a autonomia, assim como estudos que a utilizaram.»
Sem comentários:
Enviar um comentário