Edu-living Edu-leaving

PROJETO EUROPEU Erasmus+ que decorrerá na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, entre 2014 e 2016, tem como enfoque a prevenção do abandono escolar precoce. Um problema comum na Europa que carece de investigação e práticas inovadoras que se revelem eficazes.

segunda-feira, 28 de março de 2016

As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes

      Um artigo da investigadora Neusi Aparecida Navas Berbel, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Docente do Departamento de Educação – CECA da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Área de Didática.
      Para refletir e inspirar. O desenvolvimento do projecto Edu-living & Edu-leaving  de forma contínua, sustentável e significativa impõe-se. Clicar aqui para aceder ao artigo. Apresenta-se seguidamente o Resumo  para aguçar a leitura do texto completo :

 «Com este artigo, registra-se uma reflexão respaldada na literatura, tomando como interface estudos voltados 
 para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias 
 ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção. O objetivo maior da elaboração do texto é o de, ao 
 identificar pontos de convergência entre essas duas linhas de estudos, compartilhá-los com educadores e 
 seus formadores, provocando uma reflexão crítica e possíveis experimentos, no sentido de ampliar registos 
 e discussões com vistas à qualidade do ensino. São exemplificadas alternativas metodológicas com suas 
 características essenciais, com ênfase na metodologia da problematização com o arco de Maguerez, pelo 
 potencial de levar alunos a aprendizagens para a autonomia, assim como estudos que a utilizaram


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